- Área: 5100 m²
- Ano: 2014
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Fotografias:Yunsuk Shim
Descrição enviada pela equipe de projeto. A loja sede da marca especializada em mulheres, Boontheshop, localizada em Seul, utiliza 5100 metros quadrados divididos em sete pavimentos e foi convertida em ícone através do seu desenho que surgiu em resposta as limitações desafiantes do terreno. Situado no importante distrito comercial de Cheogdam, que em grande parte se caracteriza por sua densa cacofonia de estilos arquitetônicos, o projeto apresenta uma volumetria austera que compreende dois volumes angulares polidos de mármore branco, servindo como uma grande declaração de tranquilidade.
A localização de esquina, legalmente dividida em dois terrenos separados, com sua fachada principal voltada em direção ao oeste, está situada em uma colina íngreme que, ao mesmo tempo, apresenta um grande potencial estético e um sério desafio. O acesso ao terreno é feito através de uma entrada principal desde o norte que conduz a uma inclinação pronunciada ao longo do estreito bulevar Apgujeong-ro. Um acesso fortemente inclinado desde o oeste e sul ou por meio de uma descida precipitada desde o leste.
Todas estas abordagens proporcionam obstruções consideráveis para o terreno e o edifício é visto, em um primeiro momento, de forma parcial. A fachada polida funciona como um farol para os clientes que se acercam, estabelecendo um forte contraste entre o edifício e seu entorno.
Foi priorizada a melhora potencial da experiência dos pedestres, dado que o distrito densamente urbano carecia de áreas ajardinadas e caminhos. Impulsionado pelas quebras na fachada principal de Apgujeong-ro, o projeto oferece um alívio para as ruas congestionadas e estreitas. O recuo causado pela entrada da loja foi gerado conscientemente para favorecer a criação de uma micro-praça no nível da rua que proporciona quatro pontos de entrada e maximiza a conectividade com a vizinhança.
Legalmente, a estrutura é composta por dois edifícios em terrenos adjacentes, com limitações impostas as conexões permitidas. Para apoiar o sentido de conectividade e promover a impressão de uma forma singular, foram desenvolvidas duas pontes de vidro alinhadas para criar uma continuidade ao longo da fachada da rua, oferecendo também um refúgio íntimo no pátio escavado, que permanece oculto e se insere dentro do edifício.
A cidade de Seul estipulou os requisitos de afastamentos complexos dos terrenos individuais, impactando a volumetria inicial das estruturas. Em vez de aproximar-se destas limitações como obstáculos para o desenho, tal condição foi tomada como uma oportunidade para informar a natureza escultórica do edifício. Terraços em dois níveis mais altos proporcionam espaço verde no coração de Seul e se beneficiam de vistas espetaculares da cidade e do rio Han.
O conceito interior se desenvolveu tanto em resposta a dupla natureza da clientela do projeto (jovens e ou pessoas mais velhas estabelecidas) e a dualidade herdada pelo local. Portanto, os terrenos A e B (norte e sul, respectivamente) foram desenvolvidos com interiores muito alinhados com a base de clientes projetada, uma mais crua e urbana e a outra mais polida e refinada.
Esteticamente, o desafio consistiu em estabelecer um novo vocabulário visual para uma marca que representa o mais alto nível de inovação na moda, desenho e arte. Dentro das duas estruturas independentes existem sete níveis sobre o solo: 3 pavimentos dedicados à marcas variadas de luxo, uma cafeteria, um clube privado, um centro cultural, um restaurante no terraço e átrios. Os níveis do subsolo incluem uma galeria de pé-direito duplo e espaço de exposição, junto com o serviço de estacionamento muito requerido na sociedade de Seul.
Devido à exposição do edifício ao oeste, as aberturas foram compostas e orientadas com uma consideração especial para o controle da iluminação natural, reduzindo ao mínimo o ganho térmico. Em consequência disso, ao longo da fachada oeste, um número mínimo de aberturas foi utilizado e todas estão muito bem estabelecidas dentro da pedra para o sombreamento. Além disso, dentro destas aberturas, o vidro está voltado para o norte para minimizar o ganho solar direto.
A maior parte da luz do dia é produzida principalmente através do envidraçamento monumental ao norte, que inclui aberturas substanciais sobre o pátio exuberante, assim como a abertura de altura tripla que serve como janela para o tráfego procedente da avenida comercial ao norte. O uso de um revestimento reflexivo na parede da ponte de conexão reduz ainda mais o ganho de calor. Os materiais de revestimento exterior possuem um índice de reflexão muito alto: mármore branco polido e selado e painéis polidos de aço inoxidável.